quarta-feira, 4 de março de 2009

Louvado seja o Rio.

O Rio de Janeiro fez 444 anos no dia 1º Março. Nesse dia, eu passava pela ponte Rio-Niterói e, como sempre, meus olhos se encheram de lágrimas ao se depararem com tamanha perfeição visual. O Rio encanta. Emociona.
Faço parte da história dessa cidade há quase 19 anos, e sinto um orgulho genuíno por ser "carioca da gema", como são chamados os nascidos na capital do RJ.
Não sei exatamente quando surgiu essa paixão que sinto por cada metro quadrado desse lugar, mas já está no sangue.
O Rio me seduz não só pelo que tem de beleza natural. O Rio tem cheiro, tem ritmo, tem bossa. As pessoas são espontâneas, não são facilmente "estressáveis", receptivas, animadas, positivas. Refletem uma identidade que é unicamente nossa.
Por aqui não há tempo ruim, só quando chove. E para cada lado que você olhe, existe sempre algo bonito para se admirar.
Lembro de quando fui ao Corcovado. Já na subida, os meus olhos brilhavam por verem tanta beleza. Ao chegar lá em cima, fiquei atônita. Não conseguia falar, tirar fotos... só olhava, olhava, olhava.
De um lado: o centro; a zona norte; Maracanã; a Av. Brasil; a Linha Vermelha. Vindo um pouquinho mais pra direita: Flamengo; Botafogo; Copacabana... e depois, a Lagoa, Ipanema, Leblon, Jd Botânico, Gávea. Cada lugar com a sua peculiaridade, todos particularmente belos.
Quando olhava para o rosto das outras pessoas, percebia o êxtase delas. Acho que, como eu, nunca tinham visto algo como aquilo. Havia ali, muito provavelmente, americanos, suíços, neozelandeses, franceses, paulistas, pernambucanos, soteropolitanos, londrinos... e todos devem ter pensado em levar um pouco daquela maravilha para casa deles.



Algum tempo depois, fui ao Pão de Açúcar e a outros lugares que só fizeram me apaixonar mais pela minha cidade. O Rio é isso: luz, sol, praia, futebol, TRABALHO, emoção, gentileza, Lapa, buzina, museu, correria, Arpoador, Asa Delta, "demorô", funk, luau, tranquilidade, nostalgia, barzinho, violão, o sotaque mais bonito...

Consigo imaginar o porquê da inspiração de Tom Jobim, Vinícius, João Gilberto, Ronaldo Bôscoli , Chico Buarque e tantos outros. Imagina viver no Rio na época em que eles viveram... a violência era escassa, ou sei lá, não assustava tanto como hoje, por não ser tão valorizada pela mídia. A liberdade existia de verdade, não existiam tantos prédios, tantos carros, tantas luzes artificiais. Menos mendigos nas ruas, menos sujeira, menos governantes picaretas.
Queria esse Rio, mas estou feliz com o que tenho hoje. É um privilégio de qualquer maneira.
Viver na cidade mais maravilhosa do planeta e ainda compartilhar com 12 milhões de pessoas a alma carioca. Dádiva.

Parabéns a Deus pelo bom trabalho aqui nesse balneário.

Um comentário:

Maria disse...

Gabs da minha life! MUDA O NOME DESSE BLOG. quem escreve como voce, nao esta apenas brincando.
amo que voce me acompanha, eu te leio sempre tb, mas tenho preguiça de logar quando venho comentar!
enfim, ta lindo esse último. o meu do menino da loja tem que corrigir umas coisas. de digitaçao e uma repetiçao de palavras, acabo de ver. quando vc vir algo assim pode me avisar tb, fico grata!
GATA, TE AMO. vamo se ver e falar de amor?